CLAUDIO CORRÊA E CASTRO


Ator e Diretor

[27 / 02 / 1928 <==> 16 / 08 / 2005]

Cláudio Luís Murgel Corrêa e Castro, mais conhecido como "Claudio Corrêa e Castro", foi um famoso ator Brasileiro, o qual ficou muito conhecido por ter atuádo em mais de 40 novelas, e dezenas de filmes em sua carreira.

Nascido no Rio de Janeiro, em 27 de fevereiro de 1928, Cláudio Corrêa e Castro é considerável um notável ator.
Culto, versátil, é realmente um nome marcante no cenário artístico nacional.
Formou-se em pintura pela Escola Nacional de Belas Artes, Enba, e em direção pela Fundação Brasileira de Teatro, FBT.
Fez a princípio, teatro, cinema, e posteriormente foi para a televisão, e a ela se dedicou inteiramente durante sua carreira.
Apareceu na TV Excelsior fazendo “A Muralha”, “Dfez Vidas”, no papel do Visconde de Barbacena, depois fez “Sangue do Meu Sangue”; “A Menina do Veleiro Azul”, “Os Estranhos”.

Esteve a seguir na TV Globo, para passar imediatamente para a TV Tupi de São Paulo, onde ficou por oito anos consecutivos.
Na Tupi fez “Meu Pé de Laranja Lima”; “Nossa Filha Gabriela”; “Signo da Esperança”; “Camomila e Bem-Me-Quer”; “Mulheres de Areia”; “Os Inocentes”; “A Viagem”; “Xeque-Mate”; “O Julgamento”; “O Profeta”.
Fazia ao mesmo tempo cinema e também teatro.
Foi por essa época que fez o papel principal no teatro em “Galileu, Galilei”, com imenso sucesso.
Depois dessa fase, voltou para a s TV Globo, onde permaneceu até o fim.
Começou em 1978, em “Dancin’ Days”.

Depois fez uma série de enorme de novelas, praticamente uma seguida à outra, pois Cláudio Corrêa e Castro foi um tipo de ator em que os diretores confiavam e o pública gostava, transmitindo grande carisma para o público.

Em todos os personagens impunha sua marca e, muitas vezes, era chamado para participações especiais. Costumava dizer que os personagens não eram pequenos nem grandes, mas o ator podia explorar tudo que eles permitiam e assim ficar na lembrança do público, independente do tempo em que ficavam na história. Também fez cinema, desde o início de sua carreira e seu último filme foi “Irmão de Fé”, do Padre Marcelo Rossi.

A seguir estão algumas das novelas que ele fez na Rede Globo de Televisão:
“A Gata Comeu”; “Paraíso”; “Transas e Caretas”; “Hipertensão”; “Bambolê”; “Tieta”; “O Dono do Mundo”; “Deus nos Acuda”; “Pátria Minha”; “Incidente em Antares”; “O Rei do Gado”; “Anjo de Mim”; “A Padroeira”; “O Quinto dos Infernos”; “Esperança”; “A Casa das Sete Mulheres”; “Kubanacan”; “Chocolate com Pimenta” e algumas outras. Além de novelas, Cláudio participou de minisséries de sucesso e ainda alguns seriados.
Claudio Corrêa e Castro foi um dos principais nomes da dramaturgia nacional.

Sobre Cláudio Corrêa e Castro, o crítico Yan Michalski observa: "Mesmo como ator, a irregularidade da sua trajetória nos anos 70 e 80 demonstra a exigüidade de espaços, no mercado de trabalho brasileiro, para profissionais, ainda que indiscutivelmente talentosos, que chegam à idade madura sem poderem autoproduzir-se e sem terem um tipo físico correspondente ao padrão imposto ao gosto do grande público pela televisão"

Em 26 de abril de 1995. Claudio Corrêa e Castro foi submetido à uma cirurgia cardíaca, com sucesso na época, no Hospital São Lucas no Rio de Janeiro, tendo alta hospitalar em 6 de maio.
No dia 24 daquele mês, porém, ele foi novamente internado na Unidade Cardiointensiva, do mesmo hospital, com um quadro infeccioso decorrente da ferida operatória na perna e no antebraço esquerdo.
Em 9 de junho de 1995, o paciente teve alta do CTI para um quarto particular.

Em 20 de junho ele voltou para a Unidade Cardiointensiva com sinais de perda de consciência e agravamento da ferida operatória.
Três dias depois, estabilizado e lúcido, Castro foi transferido para o CTI do Hospital de Clínicas Niterói, a pedido da família, por questões geográficas, pois eles residiam em Niterói (Rio de Janeiro).
Durante o ano de 1995, Claudio Corrêa e Castro ficou internado por várias vezes.

Claudio Corrêa e Castro morreu em 16/08/2005 por volta das 16:00' com 77 anos de idade no Hospital das Clínicas de Niterói (Rio de Janeiro), devido à falência múltipla de orgãos, devido à hipertensão e diabetes.

Causa da Morte: Falência Múltipla de Orgãos.

Sepultamento: Cemitério São Francisco Xavier.
Cajú - Zona Portuário do Rio de Janeiro.
Rua Carlos Seidl s/n – Caju - Rio de Janeiro – RJ - Brasil.


Coordenadas GPS [Latitude / Longitude]:
22°52'56.10"S, 43°13'14.11"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]


Claudio Corrêa e Castro


Claudio Corrêa e Castro


Claudio Corrêa e Castro


Claudio Corrêa e Castro e o elenco de "Dancin Days (1978)"

 

Trabalhos:

Claudio Corrêa e Castro



Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes.

Google Earth




www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com